Festas

Mini wedding: como organizar uma festa de casamento intimista

junho 6, 2019

Aposte em uma festa criativa e íntima, sem abrir mão dos principais pontos de um casamento grande

Festa, vestido de noiva, buquê. A tradição do casamento existe desde que o mundo é mundo, e muita gente não abre mão de realizar esse sonho. Mas, se existe algo que varia de casal para casal, é a proporção do evento. E é aí que entra o mini wedding.

Há alguns anos, a realização de um casamento menor tem ganhado espaço no imaginário dos noivos. Isso porque o mini wedding costuma ser mais intimista, garantindo o contato dos protagonistas da festa com todos os convidados, e menos clássico, permitindo uma comemoração mais personalizada e divertida.

A escolha pelo mini wedding pode refletir também no custo da festa, o que tende a ser uma ótima vantagem para o casal.

A organização de um casamento mais enxuto não impacta em nada na necessidade de planejamento e de cuidados na organização. Afinal de contas, o mini wedding contará com todos os pontos de um casamento grande, diferenciando-se basicamente pelo número de convidados e tamanho do evento.

Então, se vocês querem apostar em uma festa criativa e íntima e decidiram fazer um mini wedding, aqui vão algumas dicas sobre o assunto.

– Lista de convidados

Esse não poderia deixar de ser o primeiro passo da organização. Até porque, é por ele que vocês vão diferenciar a festa.

Em um mini wedding, com uma lista que vai somente até 100 convidados, o filtro deve dar prioridade à família dos noivos, madrinhas e padrinhos, e alguns amigos muito próximos. Afinal, essa é a essência desse formato de casamento.

– Convites

Com um número reduzido de convidados, a produção e entrega dos convites costuma ser mais prática e, por isso, há espaço para criar mais.

Se vocês tiverem tempo e disposição, vale até personalizar o convite de cada convidado, não só destacando o nome, mas também incluindo uma frase criativa ou mesmo um mimo junto.

– Local

Outra vantagem da escolha do mini wedding surge na hora de decidir o local da festa. Esse formato mais enxuto permite unir cerimônia e recepção em um mesmo lugar, além de abrir um leque de possibilidades de espaços, como casas, hotéis e buffets.

Aqui no Quintal, muitos noivos já viveram momentos felizes e memoráveis, como a Phriscilla e o Rafael, que dançaram e se divertiram muito, em uma festa linda, cheia de abraços e sorrisos, onde os amigos e familiares puderam interagir a cada instante com eles.

Com opções de ambientes abertos e fechados, no Quintal, as festas podem ser realizadas sem surpresas, sendo produzidas com todo cuidado e carinho pela nossa equipe.

– Decoração

Por se tratar de um evento menos convencional, no mini wedding, a decoração pode ser composta, inclusive, por objetos pessoais do casal, que dão um clima ainda mais íntimo à festa.

Isso não significa que os noivos também não possam ter uma decoração tradicional, como sempre sonharam. Vale tudo! Esse é o dia de vocês, então, aproveitem para dar a cara do casal para a celebração.

– Cardápio

Na hora do menu de um mini wedding, também vale a máxima da decoração, que prevê mais liberdade e menos convenções.

O casal pode dar preferência ao jantar mais clássico, assim como pode optar por um cardápio mais descontraído, e até mesmo um churrasco acompanhado de cervejas e drinks.

– Profissionais

Esse com certeza será um dos dias mais marcantes da vida de vocês, por isso, não abram mão de boas fotografias e de uma boa música.

A contratação de um fotógrafo garante que vocês fiquem à vontade, não tendo que se preocupar em registrar cada momento.

Na trilha sonora, vocês podem optar por DJ ou banda. Aos mais clássicos, também fica a opção de um quarteto de cordas, por exemplo.

– Playlist

Por falar em música, muitas etapas do seu mini wedding precisam de uma trilha especial. A entrada dos padrinhos, dos noivos, a troca de alianças, os votos.

Criem uma playlist com músicas que vão marcar essas passagens do casamento. Normalmente, são músicas que têm grande significado para os noivos, pessoalmente ou dentro da relação.

– Trajes

Já deu para perceber que o mini wedding é menos convencional, certo? Então, na hora de escolher o look, os protagonistas da festa podem ir do tradicional vestido “de bolo” e terno a opções mais despojadas.

Mas, lembrem-se: vocês são os destaques e isso deve prevalecer em qualquer uma das escolhas.

Caso pensem em alugar as peças, é fundamental reservá-las com, no mínimo, 6 meses de antecedência. E, se a intenção é mandar fazê-las sob medida, o mais recomendado é encomendá-las nesse mesmo prazo.

– Lembrancinhas

Assim como em um casamento maior, no mini wedding, os noivos normalmente contemplam os convidados com lembrancinhas personalizadas.

Vocês podem manter o padrão do bem-casado ou ir além, com temperinhos, garrafinhas de bebidas, vasos de plantas, como cactos e suculentas. O importante é que as lembrancinhas tenham a cara do casal, e combinem com a escolha da decoração e formato da festa.

Tudo anotado? Sabemos que, ao longo dos próximos meses, a dedicação à organização do mini wedding tomará uma parte do tempo de vocês. Por isso, planejem-se para que, nos dias que antecedem a cerimônia, vocês também possam se dedicar a si, cuidando da saúde e do bem-estar.

Afinal, muito além de um penteado ou uma barba bem feita, o casal deve estar descansado e animado para desfrutar de todos os momentos com seus convidados.

O Quintal

No Quintal, celebrar o amor é uma alegria única. Estamos com as portas e os corações abertos para fazer parte dessa ocasião, cuidando de cada detalhe, da decoração à iluminação, das comidinhas ao conforto, para que os noivos se sintam em casa e sejam só sorrisos nesse dia tão especial.