Festas para terceira idade
Reunimos dicas para uma comemoração memorável.
Cada ano e cada ciclo em nossas vidas podem e devem ser comemorados. E, depois dos 65, esse lema não precisa ser diferente. Prova disso são as festas para terceira idade, cada vez mais comuns nos dias de hoje.
A celebração dos 70, 80 ou 90 anos dos avós é marcante na rotina de qualquer família. É um momento de festejar e agradecer tudo que o vovô ou a vovó já viveram até aqui. Sua experiência, seu exemplo para os filhos, netos e até bisnetos. No entanto, é muito comum que os adultos responsáveis pela organização de festas para terceira idade fiquem na dúvida de como preparar o evento.
Local, cardápio, decoração. Todos esses pontos precisam ser pensados, afinal, festas para terceira idade são eventos diferentes de festas infantis.
– Espaço aconchegante
A maioria dos buffets são extremamente coloridos e contam com aqueles brinquedos grandes e, algumas vezes, barulhentos. Isso é normal, se levarmos em consideração que a maioria deles é estruturado principalmente para festas infantis.
Mas, uma festa de 90 anos, por exemplo, cabe nesse tipo de local?
Ao contrário das festas infantis, as festas para terceira idade muitas vezes costumam ser mais sóbrias. Por isso, é importante optar por um ambiente mais aconchegante, aberto, sem tantas barreiras pelo caminho, a fim de facilitar a locomoção do aniversariante e dos convidados da mesma faixa etária.
O Quintal costuma ser lembrado por essas características, já que somos um espaço pensado para ser a extensão da casa da família, com gramado e árvores que promovem contato com a natureza e uma experiência totalmente agradável.
– Decoração
Outro ponto a ser observado nas festas para terceira idade é a temática, totalmente possível de ser descartada nesses casos.
As festas para terceira idade podem ter como ponto focal as cores. As sóbrias ou em tons pastéis são super adequadas. O que não significa, é claro, que não seja possível usar cores mais alegres ou mesmo temas específicos, de acordo com o gosto do aniversariante.
– Alimentação
Não é um fato generalizado, mas, muitos idosos costumam ter alguma restrição alimentar devido a possíveis problemas de saúde, como a diabetes ou a pressão alta. Por isso, é importante adequar o cardápio da festa com opções de petiscos e pratos saudáveis, com pouco açúcar e sal.
Essa não precisa ser uma regra do menu, já que nem todos os convidados de festas para terceira idade estarão nessa faixa etária, mas é fundamental contemplar todos os públicos.
– Realizando sonhos
É muito comum que idosos tenham desejos reprimidos da infância ou da juventude. Alguns deles são desconhecidos por todos, mas outros com certeza já foram manifestados em uma ocasião qualquer pelo vovô ou pela vovó.
As festas para terceira idade são o momento perfeito para realizar sonhos antigos ou recentes. Caminhar em um imenso jardim de flores, ter uma festa com muitos balões coloridos, assistir a uma banda ou um concerto de músicos com exclusividade, andar de limousine.
O Quintal
No Quintal, vários sonhos já saíram do papel e se tornaram realidade. Do “Senhor João” à “Dona Lourdes”, a gente tem certeza de que cada vovô e vovó que passou por aqui completou mais um ano de vida com todo carinho, cuidado e capricho que merecia.