Festas

Chá bar: organizando um evento divertido e moderno

junho 18, 2019

O chá bar é o momento perfeito para reunir os amigos, homens e mulheres, e ainda ganhar presentes para o novo lar.

Os preparativos do casamento são sempre muito corridos, mas, tenha certeza, reunir os amigos para celebrar a união é uma oportunidade incrível. Por isso, o chá bar é o momento perfeito para se divertir e ainda ganhar alguns presentes para a casa nova.

Se você ainda não sabe bem do que se trata, vamos lá: o chá bar nada mais é do que uma repaginação do famoso chá de cozinha – onde as mulheres se reuniam para brincar e dar utensílios de cozinha para a noiva. O novo formato basicamente permite a presença masculina na festa, garantindo um clima ainda mais descontraído e integrado.

Você deve estar se perguntando como incluir ainda mais essa data nesses meses, já tão ‘cheios’, que antecedem o casamento, mas não precisa se preocupar! A ideia do chá bar é ser um evento mais simples e, em geral, ele ainda pode ser organizado pelos padrinhos ou familiares, o que alivia um pouco a vida dos noivos.

É claro que, em algumas ocasiões, os noivos fazem questão de acompanhar tudo, para dar a cara do casal à festa. Nesses casos, vale curtir cada momento e encarar o evento como uma espécie de despedida de solteiro do casal junto aos amigos e familiares mais queridos.

Para facilitar a vida dos pombinhos (ou dos amigos que estiverem organizando o chá bar), separamos algumas dicas e sugestões de brincadeiras para o dia.

– Escolha da data

Parece óbvio, mas jamais agende o chá bar para uma data muito próxima ao casamento. Isso porque, as últimas semanas antes do “grande dia” costumam ser ainda mais corridas, além do fato de os noivos poderem trocar os presentes a tempo, caso queiram já deixar isso organizado antes da cerimônia.

Normalmente a data escolhida está atrelada ao processo de montagem da casa nova. Assim, fica mais fácil para o casal avaliar os itens que ainda estão pendentes no lar para incluir na lista de presentes.

– Lista de convidados

Por falar em lista, como em toda festa, no chá bar também é necessário se atentar à lista de convidados.
Nesse caso, além de a quantidade de pessoas influenciar na escolha do espaço, cardápio e gastos da festa, ainda é preciso alinhar esses nomes com a lista do casamento.

Não que você precise chamar todos os convidados do casório para o chá bar, mas é de bom tom que não convide para o chá pessoas que não estejam contempladas para a cerimônia, evitando possíveis “desconfortos”.

– Local

Depois de saber quantas pessoas serão convidadas para o chá bar, fica mais fácil definir o local da festa. A contratação de um espaço garante que os noivos fiquem menos ocupados com os preparativos do evento, recebendo tudo prontinho no dia e ainda podendo ficar mais à vontade com os convidados.

No Quintal, temos uma equipe pronta para organizar todos os detalhes e ainda oferecemos um time de recreadores para preparar as brincadeiras, que costumam ser o ponto alto da reunião, trazendo muita diversão.

(Falaremos de algumas opções de brincadeiras mais para frente).

– Decoração e cardápio

Um pode “conversar” com o outro. Por ser uma reunião informal, o chá bar não requer decoração e cardápio muito elaborados.

O tema para decoração pode ir do tradicional boteco a algo que tenha a cara do casal, como séries, personagens, etc. Se os noivos preferirem, somente a aplicação de itens decorativos, com cores específicas, também podem dar o tom da festa.

Como o menu não “obriga” um super jantar, a dica é investir em comidinhas mais simples e práticas, as chamadas “finger foods”, servidas em barzinhos ou botecos. Os famosos petiscos são bem-vindos e um churrasco também não cai nada mal.

– Lista de presentes

Assim como o chá de cozinha ou o chá de bebê, o chá bar permite que você faça uma lista de presentes.

Antigamente, no chá de cozinha se pedia exclusivamente utensílios de cozinha, enquanto no chá bar, focava-se em utensílios para ter um bar em casa. Agora, com um formato mais unificado, cabe pedir quaisquer utensílios domésticos, desde que com valores razoáveis.

Tente variar entre itens dos mais baratinhos aos de preços medianos, assim todo mundo pode participar e te levar um mimo nesse dia.

O casal pode fazer a lista em uma ou mais lojas, ou ainda indicar a sugestão de presente no convite. A primeira opção costuma ser mais prática, exatamente por tirar qualquer “obrigatoriedade” do convidado.

 

Feito isso, é só se preparar para curtir os momentos de descontração no dia do chá bar. E, para garantir boas risadas, nada melhor do que aproveitar para organizar algumas brincadeiras.

Nessas ocasiões, é comum realizar algumas brincadeiras de “perde e ganha”, onde quem perde costuma pagar algum mico. Para ser mais engraçado, em geral, a organização das atividades deve ser feita pelos padrinhos ou convidados, assim o casal é realmente pego de surpresa e as brincadeiras se tornam mais naturais.

Outra dica é restringir as brincadeiras a até quatro ou cinco. Assim, todo mundo curte o chá bar, sem cair no tédio.

 

Quatro opções de brincadeiras para o chá bar

1. Adivinhação

Começamos pela mais clássica do chá bar. Nessa brincadeira, o casal tenta adivinhar o que tem dentro de cada embrulho de presente, e também quem deu. Se errarem, pagam algum mico. Se acertarem, o convidado que deu o presente paga a prenda.

As adivinhações podem ser feitas juntas ou um de cada vez.

2. História de amor no improviso

O jogo propõe que o casal conte sua história de amor, tendo que fazer alguns improvisos no caminho. Assim, um dos noivos começa a contar sua história e tem que improvisar algo quando um convidado levanta um objeto, fazendo menção a ele no meio da história. Se um dos noivos se perder, o outro pode completar e seguir a história. Termina quando os dois já estiverem bem atrapalhados.

3. Quiz dos noivos

Essa brincadeira também é famosa. Nela, os noivos ficam de costas um para o outro e os amigos fazem perguntas sobre cada um, para testar o quanto o casal se conhece. “Qual comida favorita?”, “Quando o cunhado faz aniversário?”, “Qual o nome completo da sogra?”, e muitas outras perguntinhas.

4. Feitiço contra o feiticeiro

Nesse jogo, que pode ser o primeiro do chá bar, distribui-se papel e caneta para todos os convidados e eles precisam preencher indicando o nome e a sugestão de mico para as brincadeiras que serão feitas. Depois de recolher todos os papéis, como a lógica é o “feitiço virar contra o feiticeiro”, o responsável pela sugestão é quem vai pagar a prenda que sugeriu, assim mesmo, na hora.

Para todas as brincadeiras de perde e ganha, você pode separar uma lista de micos. Lembre-se: algumas pessoas não são adeptas a se sujar nesse tipo de ocasião, então vale contar com o bom senso para manter as boas relações 🙂 Imitações, danças ou acessórios engraçados, e cantorias/serenatas, são alternativas divertidas.

Para os “vencedores”, vale providenciar alguns brindes simples, como bombons, saquinhos de guloseimas, garrafinhas de bebida, entre outros.

 

O Quintal

No Quintal, a história de cada casal é única. Por isso, personalizamos todos os detalhes, desde a decoração, cardápio e brincadeiras, para que o chá bar seja especial, alegre e um verdadeiro respiro para os noivos tomarem fôlego para os próximos preparativos do grande dia.